O secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Galindo, esteve em Sinop, hoje, e anunciou um novo modelo de segurança pública denominado Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps). A estratégia será implementada ao longo dos próximos três. “O plano passa a vigorar a partir de agora e Sinop está inserido na nova estratégia. O interior é prioridade da nossa gestão. O objetivo hoje foi anunciar o incremento de estrutura e efetivo que teremos, além desta filosofia de trabalho, que prevê polícia na rua e criminoso inquieto”, afirmou, com exclusividade, ao Só Notícias.
De acordo com o gestor da pasta, ao longo do ano devem ser deflagradas operações integradas entre as polícias Civil e Militar, Politec e Corpo de Bombeiros, no intuito de combater diversos crimes. “Em Sinop vamos trazer parceiros como as polícias Federal e Rodoviária Federal. A base de todo o trabalho será a inteligência, como forma de antecipar os crimes e dar resposta rápida”, destacou.
Durante a visita, o secretário ainda oficializou a entrega de 12 motocicletas XRE 300 cilindradas para o Comando de Ação Rápido (CAR) da Polícia Militar. “Este é um sonho, que a tropa e a população tinham de ter maior mobilidade. De ter motocicletas para fazer resposta rápida e possibilitar uma estrutura adequada logística para a polícia trabalhar. A reativação do CAR prevenirá muitos crimes, em razão da velocidade da resposta”.
Galindo também revelou uma conversa adiantada com a juíza da 2ª Vara Criminal de Sinop, Débora Roberta Pain Caldas, para adoção de novas estratégias de combate ao crime no município. “Hoje ainda conversamos sobre o assunto. Estabelecemos algumas situações para implantação das delegacias da mulher e especializada em homicídios. A gente quer também um planejamento forte para que o judiciário possa manter os criminosos presos, possibilitando que a polícia consiga trabalhar de forma mais tranquila”.
O comandante geral da PM, coronel Gley Alves, destacou as ações do governo estadual para reforço na segurança pública. “Não tenho dúvidas de que este é o momento mais favorável, pois o governador Pedro Taques e o secretário estão investindo em recursos humanos, que vai favorecer toda a sociedade. Estamos focados sobretudo na questão dos roubos e homicídios e hoje temos a satisfação de dizer que temos policiais se formando. O mais rápido possível, estarão nas ruas para proteger o cidadão de bem”.
A Região Integrada de Segurança Pública é a compatibilização das áreas dos comandos regionais da Polícia Militar com as delegacias regionais da Polícia Civil e as comarcas do Poder Judiciário. A partir do estabelecimento das Risps serão designados os representantes de cada instituição como responsáveis por alcançar as metas.