O pregão presencial da prefeitura de Alta Floresta visa contratação de empresa especializada no fornecimento de produtos para a configuração, instalação e ajustes de câmeras IPs fixas, câmeras OCR e com outras configurações, incluindo ainda o apoio técnico para processamento de vídeos por meio de software integrado. A certame visa otimizar as atividades do programa Vigia Mais MT.
Consta, no documento oficial, que serão destinados R$ 1,3 milhão para a disponibilização de materiais de suporte como abraçadeiras de aço, cabos de fibra óptica, cabos de rede, eletrodutos, caixas herméticas, caixas de inspeção, conversores, torres de monitoramento completo, pórticos, dispositivos protetores de surtos, kits de barramento, modelos de instalação dos aparelhos, entre outros.
Conforme o edital, o programa visa o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida. A finalidade é a cooperação técnica e operacional entre o estado na ampliação do sistema de vídeo monitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos, melhora dos planejamentos de ações policiais, facilitando análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais, com resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos.
A entrega dos materiais está prevista para ocorrer em até 30 dias e a instalações serão feitas no prazo de 2 meses, seguindo as determinações da gestão.