A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de Saúde realizou, neste, a captação de duas córneas. A doação dos órgãos, com autorização da família do paciente que teve morte encefálica, dá a oportunidade de recuperar a visão de duas pessoas no estado. O processo para a retirada e doação de tecido iniciou quando a equipe médica do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá notificou a central sobre um possível doador.
A partir de então, a equipe esteve envolvida na realização de todos os exames estabelecidos pelo protocolo do diagnóstico de morte, condição primária para doação de órgãos. Após a confirmação da morte encefálica, a família autorizou a doação dos órgãos. “A SES trabalha incansavelmente na conscientização das famílias sobre doação de órgãos e tecidos e na qualificação dos profissionais da saúde sobre a temática. Ficamos agradecidos em saber que uma ação tão nobre transforma a vida de pacientes de Mato Grosso”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A pasta tem investido na reestruturação da central com a ampliação da equipe, implantação da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante e capacitação dos profissionais médicos dos hospitais públicos e privados. Essas ações visam a ampliação do número de captações de órgãos.
A gerente das atividades, Cleidiane Gomes, agradeceu a família doadora do tecido e reforçou a importância do gesto. “À família doadora, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito. Através desse gesto nobre, duas pessoas terão nova condição de vida e, juntamente com seus familiares, deixarão de sofrer a partir desta doação”. De janeiro a setembro deste ano, o estado já realizou 128 captações de córneas, beneficiando 128 pessoas.