O Partido Social Democrata (PSD) decidiu que vai ter candidato na disputa pela Prefeitura de Chapada dos Guimarães (67 quilômetros de Cuiabá) e já deu início às articulações e reuniões partidárias para debater o assunto. O nome do ex-prefeito do município, Flávio Dalto Filho, foi indicado para o cargo por algumas lideranças e teria, inclusive, o aval do presidente estadual da sigla, Cárlos Fávaro (vice-governador do Estado). Ele, no entanto, não se posicionou a respeito do tema.
Durante reunião realizada na Câmara Municipal de Chapada na última terça-feira (16), lideranças da sigla que foi fundada em Mato Grosso pelo ex-deputado José Riva, mas que atualmente está sob o comando do vice-governador, debateram estratégias de fortalecimento do partido, com foco nas eleições municipais de outubro próximo. No encontro também foi definido que o ex-prefeito de Chapada, Flávio Daltro Filho permanece na presidência municipal do partido. A indicação para ele continuar à frente da sigla foi aprovada por unanimidade entre os participantes da reunião.
Entre os presentes estavam o suplente de deputado estadual Meraldo Figueiredo Sá, Flávio Daltro, Renancildo Soares de França, membro da executiva e representante do vice-governador; Stephano Carmo, membro da executiva do PSD e vereadores. Meraldo e o representante de Fávaro na reunião indicaram o nome de Daltro para a disputa, mas ele não se mostrou empolgado com a indicação, principalmente porque já comandou o município até 2012 e sabe das dificuldades enfrentadas.
“Agradeço a confiança do vice-governador Fávaro e sua equipe por nos delegar a obrigação partidária no convite para reassumir a presidência municipal, o partido está se fortalecendo para o próximo pleito, nossa cidade merece um bom projeto de desenvolvimento”, comentou Flávio Daltro. De todo modo, o PSD pretende levar as conversas adiante e avaliar também a possibilidade de coligar com outros partidos e indicar um candidato a vice-prefeito caso não consiga indicar um nome para encabeçar a chapa.
Alguns empresários da região também participaram. Um dos nomes indicados para assumir uma das vagas na câmara de vereadores é o de Reinaldo dos Anjos, proprietário de um restaurante que se tornou ponto turístico da região. Ele se mostrou empolgado motivado com a possível pré-candidatura. O PSDB também já confirmou publicamente o interesse de disputar a prefeitura de Chapada com o nome da ex-deputada federal Thelma de Oliveira.
Chapada dos Guimarães é município de 18 mil habitantes e roteiro turístico mato-grossense que atrai turistas de todo o Brasil e de várias partes do mundo e enfrenta uma crise de gestão há anos. Atualmente, a cidade é governada pelo pecuarista Lisú Koberstain (PMDB) que era vice-prefeito e assumiu em definitivo em março de 2015 quando o tucano José Neves renunciou ao mandato após uma longa batalha judicial contra o Legislativo.
Antes de José Neves, que foi eleito em 2012, Chapada era governada por Flávio Daltro que tinha como vice-prefeito Elias Santos (PSDB), irmão do ex-prefeito de Cuiabá e atualmente deputado estadual Wilson Santos. Naquela época o município já enfrentava diversos problemas administrativos que se agravaram na gestão de Neves. A população local sofre há anos com condições precárias de infraestrutura e falta de água, inclusive em épocas de eventos culturais que atrai milhares de turistas ao município.