Com a assinatura da Ordem de Serviço para a retomada das obras no Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, em Várzea Grande, a atual gestão do governo do Estado conseguiu dar encaminhamento em todas as oito obras programadas para a Copa do Mundo de 2014. Segundo o governo, são obras que, em janeiro de 2019, foram encontradas paralisadas havia pelo menos quatro anos e enfrentavam problemas, como falhas de execução e disputas judiciais.
Entre elas está o Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso foi projetado para receber as equipes que participaram da Copa do Mundo em Cuiabá. No entanto, as obras estavam paralisadas desde 2014, com um litígio judicial entre Estado e empresa responsável. Após a realização de um levantamento das falhas, a obra foi retomada em 2019 e entregue no começo de 2020. Desde então, já recebeu competições importantes, como o Troféu Brasil de Atletismo.
As obras do novo hospital universitário começaram em 2012, mas o contrato foi rescindido em 2014 devido ao não cumprimento do cronograma. À época, apenas 9% do total previsto estava executado. A nova licitação foi realizada em maio de 2020, e, após a elaboração dos projetos executivos, as obras começaram em novembro de 2021, com previsão de três anos de execução.
Atualmente, 45% da estrutura física já foi construída, o hospital terá oito blocos construídos em uma área de 147 hectares. Ele contará com 228 leitos de internação, 68 de repouso e 63 de UTI, sendo 18 pediátricos e 25 neonatais. Também serão construídos 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame e 21 salas para banco de sangue e triagem.
As obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) foram abandonadas em 2014, com 18% dos trilhos implantados. Após a realização de estudos, o governo decidiu retomar o projeto original do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), levando em consideração que esse modal teria um custo menor, seria uma obra mais rápida e também proporcionaria uma tarifa mais barata para a população. A obra foi licitada em 2022 e no momento o governo trabalha na implantação das pistas de concreto da Avenida da FEB, fechando os buracos que estavam abertos no local há quase 10 anos.
Além disso, há outras obras, como a Trincheira Jurumirim/Trabalhadores que começou a ser construída em 29 de março de 2012, dentro do pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014. Com orçamento inicial de R$ 39,3 milhões, a obra parou em julho de 2014, já tendo custado R$ 50,5 milhões e com 98% dos serviços executados pelo Consórcio Sobelltar.
Também há a duplicação da avenida Archimedes Pereira Lima, conhecida também como Estrada do Moinho, estava paralisada desde 2014 e apresentou diversos problemas logo que foi liberada para o trânsito. Após não conseguir um acordo com a empresa responsável pela obra, o contrato foi rescindido e uma nova licitação foi lançada. A Avenida está sendo reconstruída em uma extensão de 5 quilômetros, entre a rotatória do Boa Esperança e o Complexo Viário do Tijucal. Com 80% das obras executadas, a expectativa é que ela seja totalmente entregue neste ano.