PUBLICIDADE

MT busca investimentos em infraestrutura com fundo internacional e Câmara de Comércio

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques se reuniu com representantes do Fundo Mubadala, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, para apresentar uma plataforma de projetos voltados à infraestrutura logística de Mato Grosso. A reunião foi realizada, ontem, e contou com a participação dos deputados Guilherme Maluf e Dilmar Dal Bosco, do presidente da Famato, Rui Prado e do vice-presidente da Fiemt, Silvio Pereira Rangel.

O Fundo possui aproximadamente US$ 66 bilhões disponíveis para investimentos em energia, infraestrutura, indústria e tecnologia e recentemente anunciou que pretende aplicar por volta de 20% da quantia no Brasil. O grupo trabalha com diversificação de investimentos, possui base no Brasil e atualmente está adquirindo o Hotel Glória, no Rio de Janeiro.

Taques mostrou um vídeo institucional sobre o Estado e apresentou os dados da produção agropecuária de Mato Grosso. O governador afirmou que as exportações do Estado somam por volta de R$ 15 bilhões ao ano. O chefe do Executivo estadual pontuou os dados da produção que é responsável por 70% do milho de pipoca do país, 57% de algodão, 32% do complexo soja e 29 milhões de cabeça de gado, além da extração de minérios, piscicultura, suinocultura e avicultura.

Os dados surpreenderam os representantes do Fundo que, até então, não conheciam o potencial turístico e, principalmente, produtivo do Estado. Nesta semana, o governador em exercício Carlos Fávaro se reuniu em Brasília com um grupo de investidores chineses e com o embaixador da China no Brasil, Wang Wei, para debater sobre a construção da ferrovia. Os representantes do fundo informaram que já contam com relações internacionais com a China e demostraram interesse em conhecer o projeto da ferrovia Transoceânica.

"Vejo esta primeira aproximação como algo muito importante, uma vez que os representantes do fundo estão dispostos a fazer novos investimentos no Brasil. Já estudamos a possibilidade, inclusive, de estreitar as relações com os Emirados Árabes para a viabilização da ferrovia transcontinental, uma vez que o pais já possui relacionamento com a China", afirmou Pedro Taques.

As informações apresentadas pelo governo estadual ao grupo de Abu Dhabi serão analisadas por um grupo de especialistas em agricultura e pecuária do fundo para que eles estudem de que forma podem contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso. Os dados também serão passados para um grupo de 3 mil empresários ligados ao fundo que buscam novas alternativas de investimento.

O diretor do fundo, Khaled Al Rashedi, ressaltou a importância do evento e do estreitamento dos laços de Mato Grosso com os Emirados Árabes. “É muito importante compartilhar informações. Se os investidores não conhecem o potencial dos estados, não poderão investir. Por isso avalio como muito importante a vinda do governador. Iremos apresentar esses números ao nosso conselho e a primeira impressão que vocês deixaram foi muito boa", informou o gestor.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, o próximo passo será organizar uma missão em Mato Grosso para receber a visita dos possíveis investidores. O governador Pedro Taques vai encaminhar um convite oficial ao ministro de Relações Internacionais dos Emirados Árabes para que, junto com o Fundo Mubadala, possa conhecer Mato Grosso e as potencialidades apresentadas.

"Mato Grosso é um gigante. As potencialidades para continuar crescendo são infinitas. Nossa missão é acelerar esse processo. Por isso estamos aqui trazendo todos os nossos potenciais a vocês", disse Seneri.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE