O denunciante, de 48 anos, relatou aos investigadores de Polícia Civil que caiu em golpe ao tentar realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de seu carro. Ele afirmou que chegou a realizar transferência na modalidade PIX, na última segunda-feira, no valor de R$ 6,2 mil para a conta do suspeito.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima informou que pesquisou o endereço do site e clicou em um dos links, sendo direcionado para uma página que solicitava dados do veículo. Acreditando se tratar do site oficial, ele fez o pagamento, checou a chave PIX novamente, notando que pertencia a uma empresa de cobrança e ao checar o nome do proprietário, descobriu se tratar de golpe. A Polícia Civil investiga o caso.
Conforme Só Notícias já informou, a secretaria de Fazenda de Mato Grosso já alertou, anteriormente que recebeu relatos de golpes envolvendo o IPVA e emitiu um alerta para os contribuintes sobre os cuidados da hora de emitir o pagamento do imposto. Segundo as denúncias recebidas, sites falsos que imitam o portal da Sefaz e o sistema do IPVA são criados para cobrar imposto, principalmente por meio de PIX. Para atrair as vítimas, são oferecidos descontos de 20%, percentual diferente do concedido pela Sefaz.
Segundo a Sefaz, dentre as orientações para evitar cair nesses tipos de fraudes, está o cuidado com o uso de buscadores como Google, OperaGX, Yahoo, Bing, entre outros e, conforme a secretaria, como a maioria das páginas falsas é patrocinada, aparecem em destaque ao fazer a pesquisa.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.