PUBLICIDADE

Diretor demite 18 servidores que atuavam em órgão estadual sem concurso público

PUBLICIDADE

O diretor-presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Elias Pereira dos Santos, assinou um despacho determinando a demissão de 18 servidores contratados através de processo seletivo realizado em 2009. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado que circula hoje, teve o parecer jurídico favorável por parte da Procuradoria-Geral do Estado.

A ação civil foi movida pelo Ministério Público Estadual em desfavor do órgão estadual questionando, em juízo, a realização e contratação através de processo seletivo servidores “que considera não atender exigências constitucionais que versam sobre a acessibilidade e publicidade, motivando, inclusive, a determinação de sua anulação por restar entendido que as contratações ocorridas encontram-se maculadas pelo vício da inconstitucionalidade”.

O assunto foi tratado por uma comissão de processo administrativo disciplinar instaurada e a mesma também recomendou pelo desligamento dos servidores contratados. O parecer da Procuradoria recomendou a anulação do seletivo “em face da inobservância do que prescreve o artigo 37 da carta magna [Constituição Federal]”. Este é o trecho que se refere a investidura em cargo ou emprego público.

“A vista de todo o exposto, entendo que foram devidamente assegurados o contraditório e a ampla defesa a todos os interessados, no entanto, os argumentos por eles expendidos não conseguiram afastar a ocorrência do vício de inconstitucionalidade que maculou o processo seletivo nº 01/2009, e por isso mesmo deve ser declarada a nulidade das contratações dele decorrentes”, apontou a decisão da procuradora Cláudia Regina Souza Ramos, no despacho.

A princípio o seletivo teria duração de dois anos, podendo ser estendido pelo mesmo prazo. Porém, passado sete anos, estes servidores contratados ainda estavam no órgão estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE