O presidente da câmara, vereador Mauro Garcia (PMDB), vai convocar o primeiro suplente Roberto Trevisan, o “Betão” (foto), para assumir o lugar do vereador Cláudio Santos (DEM), que renunciou ao mandato, ontem à noite. Betão concorreu na eleição passada pelo DEM, mas migrou para o PROS, o que levantou dúvidas se estaria legalmente apto a substituir Santos. “A mudança de partido foi feita em um período correto, portanto, na próxima sessão ordinária, ele será convocado para assumir o cargo”, afirmou, ao Só Notícias, Mauro Garcia.
O presidente do diretório municipal do DEM, vereador Wollgran Araújo, comentou a saída de Cláudio e adiantou que, se Betão assumir a vaga, a bancada de oposição perderá força na câmara. “Ainda quero aguardar um parecer jurídico para saber se o Roberto pode ocupar a vaga. Elegemos três vereadores e agora saíram dois (Ademir Bortoli também era do DEM e mudou para o PROS). Obviamente que complica a atuação. De qualquer forma, não é por isso que vamos abaixar a cabeça e deixar de fazer nosso trabalho”.
Com a saída de Cláudio, apenas Wollgran e Fernando Assunção (PSDB) permanecerão na bancada de oposição ao prefeito Juarez Costa (PMDB). Por outro lado, a base governista passará a contar com 13 parlamentares.
Cláudio teria ainda pela frente dez meses de mandato, mas justificou a saída com três fatores. “Não quero mais porque não concordo com o sistema político. A gente não consegue fazer muitas mudanças e o trabalho de vereador é limitado. Fiquei desiludido. O cenário estadual, hoje, com ex-governador e várias lideranças presas, mostra que há um descrédito da classe política e a situação é desgastante. Também me sinto muito amarrado, na minha profissão de apresentador de TV, por conta de ser vereador. Tenho limitações (no desempenho profissional) devido à política. E também há questões pessoais".
Cláudio Santos estava no primeiro mandato, era oposição ao prefeito Juarez Costa e foi eleito com 1.790 votos. Ele é apresentador na TV Cidade-SBT.