Duas araras-canindés foram soltas, há poucos dias, em uma área de fazenda em Sorriso. A veterinária Lilian Caldeira Martins de Medeiros, detalhou ao Só Notícias, o processo de resgate, tratamento e soltura dos animais para natureza. “Uma delas foi encaminhada pela Nova Rota do Oeste. Ela estava na rodovia, sem capacidade de voo”, explicou.
Conforme Lilian, a ave tinha uma fratura na asa. “Passou por cirurgia e está com a gente desde o dia 1 de julho. Após a alta da clínica passou por um processo de reabilitação para que a gente conseguisse avaliar a capacidade de voo e foi feita a soltura”, detalhou.
“A outra é um atendimento pela secretaria estadual de Meio Ambiente e foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros. Tinha uma fratura em membro inferior (perna). Também passou por procedimento e após alta médica também foi avaliado a capacidade de utilização das garras, sendo detectado que não perdeu nenhum dos movimentos”, disse.
Ela explica que os animais foram soltos na área de propriedade rural autorizada. “É uma fazenda que está cadastrada para área de soltura de animais silvestres. Isso tem sido feito com frequência (soltura) temos conseguido devolver os animais para a natureza”, concluiu.
Conforme Só Notícias já informou, a clínica em Sorriso recebe diversos animais silvestres diariamente resgatados em rodovia federais e estaduais na região Norte, desde casos envolvendo maus tratos, queimadas e outros.