O retorno dos trabalhos legislativos no parlamento estadual começa na próxima terça-feira (2), às 9 horas, com sessão solene. O preisidente Guilherme Maluf apresentará balanço dos trabalhos em 2015 e das propostas de trabalhos para este ano.
O retorno dos trabalhos em 2016 começa com a licença de três parlamentares: Gilmar Fabris (PSD) e Eduardo Botelho (PSB), que ficam afastados do cargo por 121 dias para tratar de assuntos de interesse particular, e de Saturnino Masson (PSDB), que sai por um período de dois meses para tratamento de saúde. Os suplentes Meraldo de Sá (PSD), Adriano Silva (PSB) e o apresentador de televisão em Cuiabá Jajah Neves assumiram.
Nas primeiras sessões, os deputados devem analisar as três mensagens que não entram na pauta de votação da convocação extraordinária, encaminhadas pelo governo, no final de dezembro, juntamente com outras nove proposições.
Outros destaques na volta dos trabalhos são as retomadas das oitivas das três comissões parlamentares de inquérito em andamento no Parlamento – CPI das Obras da Copa, CPI das OSS (Organizações Sociais de Saúde) e da CPI da Sonegação Fiscal (empresas que são investigadas e atos do governo passado). Mas outra comissão que deve iniciar as oitivas, no primeiro semestre deste ano, é a CPI do MPE – Ministério Público Estadual, para investigar cartas de crédito recebidas por alguns promotores e procuradores para serem quitadas dívidas trabalhistas.