PUBLICIDADE

Taques garante pagamento de janeiro dos servidores no dia 30

PUBLICIDADE

Após ouvir sugestões de líderes de 24 categorias do funcionalismo público estadual, em reunião esta manhã, no Palácio Paiaguás, o governador Pedro Taques (PSDB) informou que o pagamento do salário de janeiro será feito no próximo dia 30. Na próxima semana, governo e entidades de classe voltam a se reunir para tratar da programação para os próximos meses.

O governador ainda disse que o Estado pagará neste mês o 13º salário (deste ano) dos servidores efetivos que fazem aniversário em janeiro, o que significa que não haverá alteração na folha de janeiro. Além disso, o Estado vai manter o compromisso firmado com os servidores em maio do ano passado e depositará na conta do servidor a diferença da Revisão Geral Anual (RGA) dos meses de maio a outubro de 2015, de forma integral, até o dia 10 de fevereiro.

O encontro desta quinta-feira debateu as Leis de carreira do servidor estadual, Reajuste Geral Anual (RGA), data de pagamento dos salários e do décimo terceiro. A equipe econômica do Estado apresentou a situação sobre a arrecadação e gastos do governo, aos líderes das 24 categorias presentes.

O governador Pedro Taques disse ter a certeza de que o Estado terá recursos suficientes para pagar o salário dos servidores deste mês. “Precisamos dos servidores públicos neste ano, precisamos da compreensão dos servidores para passar por esse momento de dificuldades. O salário é sagrado na nossa administração”.

Taques afirmou que as dificuldades econômicas do Estado quase prejudicaram o pagamento em dia da folha de dezembro no ano passado. Mas, uma ação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) conseguiu arrecadar mais de R$ 300 milhões nos últimos dias do ano, o que deu maior fluxo no caixa do Estado para pagar os salários em dia.

Durante a reunião, o governador lembrou que todos precisam entender o momento de crise econômica nacional e também a questão administrativa, tendo em vista que o Estado gasta com pagamento de salário pouco mais de 51% do orçamento, desrespeitando o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 49% de gastos com pagamento de folha salarial.

O representante do Fórum Sindical, Rogério Chapadense, agradeceu a abertura de diálogo do governo com os servidores e reconheceu o trabalho realizado pela atual gestão no combate à corrupção. Afirmou que alguns pontos foram avançados neste primeiro encontro do ano com o governador, tendo em vista a garantia do pagamento de janeiro dentro do mês, 13º aos aniversariantes de janeiro e também o compromisso de pagar a diferença do RGA.

Chapadense pediu que o governo leve em consideração, em caso de mudança na data de pagamento, a importância dos servidores estaduais para a economia e também a programação financeira dos funcionários públicos. Destacou ainda que o Fórum defende a manutenção do pagamento no último dia útil de cada mês. “Queremos chamar a atenção porque a decisão não é estritamente técnica e nem estritamente política”.  

O governador ressaltou que o Estado vai fazer novos encontros com o Fórum Sindical para que os números da arrecadação de Mato Grosso sejam apresentados com a máxima transparência aos servidores públicos.

A equipe econômica do governo e o Fórum Sindical devem voltar a se reunir entre os dias 18 e 19 de janeiro para definir o calendário de pagamento dos servidores neste ano.

No encontro de hoje, inicialmente, o Fórum Sindical havia definido por ter um porta-voz. Entretanto, o governador Pedro Taques pediu que todos pudessem se manifestar sobre a questão. Então, todos os presidentes puderam expor suas opiniões, na reunião que durou mais de três horas

A abertura do diálogo com o governador foi elogiada pelos representantes que também expuseram a disponibilidades dos servidores em contribuir para o momento de transformação de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE