O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso recebeu, ontem, mil novas urnas eletrônicas, modelo 2022, e estão previstas mais mil urnas, até a próxima semana. A previsão é que até a realização da eleição para prefeitos e vereadores, ano que vem, mais 1.760 unidades serão enviadas, totalizando 3.760 urnas.
Estas novas urnas substituirão os modelos mais antigos, datados de 2009, 2010 e 2011. As urnas recém-chegadas estão atualmente passando pelo processo de registro de patrimônio e gestão, e uma vez finalizados esses procedimentos, equipes técnicas da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais do TRE iniciarão os testes de softwares e de hardwares.
O modelo 2022, embora visualmente semelhante ao da urna de 2020, traz melhorias significativas, incluindo recursos aprimorados de acessibilidade, bem como melhorias em segurança, transparência e eficiência. Essas urnas são produzidas nacionalmente. A produção é supervisionada por uma equipe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral (Cotel) da Justiça Eleitoral, com os aparelhos passando por rigorosas auditorias de qualidade e segurança na fábrica, informa a assessoria do TRE.
Esses equipamentos, modelo 2022, passarão pelo Teste Público de Segurança (TPS), instituído pelo TSE e o teste tem como principais objetivos encontrar eventuais vulnerabilidades nos procedimentos e softwares eleitorais, possibilitar correções e aprimoramentos com base nos resultados e testar a confiabilidade da captação e apuração dos votos. Este ano, o teste público está previsto para novembro, e qualquer brasileiro com 18 anos ou mais, que atenda aos requisitos do edital a ser publicado, poderá participar desse importante teste público.