Duas comissões parlamentares de inquérito, a CPI da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e do Instituto de Terras (Intermat) estão previstas para serem abertas este ano. Conforme o presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), a Casa já terá um grupo técnico permanente para apoiar estas investigações e as de outras CPIs.
No Intermat, as denúncias envolvem regularização fundiárias ilegais no interior do Estado. A atual presidente da Instituição, Luciane Bezerra, já encaminhou para a Delegacia Fazendária (Defaz) vários processos sobre irregularidades e fraudes, detectadas através de auditorias. Já os motivos para abertura de uma CPI da Unemat, o presidente da Mesa não citou o teor da investigação.
Outra CPI a ser iniciada no começo deste ano é a do Ministério Público que irá investigar pagamentos de cartas de créditos a membros da instituição. Para presidir a comissão foi escolhido o deputado, Max Russi (PSB), e na relatoria Leonardo Albuquerque (PDT). Também são membros da CPI, os deputados Oscar Bezerra (PSB), Wilson Santos (PSDB) e Zé Carlos do Pátio (SD).