A prefeitura de Santa Carmem confirmou que os servidores municipais vão ter reajuste de 4% a partir de janeiro. Prefeito, vice, secretários municipais e vereadores abriram mão do percentual. O reajuste considera a inflação do período, com base no IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que em outubro deste ano foi afixado a média dos últimos 12 meses para 2,70% e também tem aumento real.
Com o reajuste concedido pelo prefeito Rodrigo Franz, e aprovado pela câmara, a folha salarial passa a ser de R$ 820 mil mensais. O impacto do aumento nos cofres do município será de cerca de R$ 38 mil mensais, comparando-se ao valor da folha de pagamento do mês de novembro deste ano.
O prefeito considerou que o equilíbrio financeiro é decorrente à contrapartida do município que salvou o déficit dos repasses institucionais. “Foram muitos municípios que parcelaram o décimo, que não conseguiram manter as contas em dia, e como sinal de comprometimento nós no final deste ano, abrimos mão do aumento do salário do prefeito, vice, secretários e vereadores, mas estamos com as finanças bem organizadas e as correções podem ser feitas, e sem ultrapassar os limites determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Rodrigo Frantz. Além dos secretários não terem reajuste, a secretária de Administração e Finanças, a primeira dama Aline Alexandre Frantz, que sem remuneração também é secretária de Assistência Social.
Mesmo com a forte queda nos repasses constitucionais durante todo o ano, a prefeitura de Santa Carmem, conseguiu antecipar o décimo terceiro salário aos servidores; e pagará nesta sexta-feira,22, o salário do mês de dezembro. Só até novembro de 2017, os valores repassados do FUNDEB caíram cerca de 10%, se comparado ao ano passado, exigindo da administração um aumento na eficiência das ferramentas de arrecadação própria para manter o equilíbrio financeiro, contrapartidas em obras e demais encargos, informa a assessoria. Foram tomadas medidas de reduzircargos de secretários, o REFIS – recuperação Fiscal da dívida ativa, fiscalização do ISSQN e demais notificações das receitas próprias foram efetivados.