O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, lançou, esta tarde, no Palácio Paiaguás, o programa ‘Internet para Todos’, em solenidade com 40 prefeitos, o governador Pedro Taques e o vice-governador Carlos Fávaro, deputados e secretários estaduais. As localidades com dificuldade de acesso a internet terão que ser apontadas pelas prefeituras e as que tiverem projetos aprovados receberão uma antena do governo federal, possibilitando conectividade na região, explica o ministro.
“Quando aderirem ao convênio, os prefeitos devem disponibilizar uma área onde a antena possa ser instalada. A segurança desse terreno será de responsabilidade da prefeitura, assim como o pagamento da energia consumida. Essa operação vai precisar estar isenta de ISS (Imposto Sobre Serviços), por isso será necessário que o prefeito encaminhe um projeto de lei para a câmara de vereadores”.
Taques disse que o Estado apoia o programa. “Não há como vivetmos hoje sem internet. Ela significa conhecimento, medicina, educação, pesquisa, segurança, igualdade. Porque o cidadão que não tem acesso à informação fica para trás. E a democracia significa igualdade”.
O vice-governador, que intermediou as ações para Mato Grosso junto ao ministério, destacou que a “internet das coisas” fará uma revolução muito maior do que fez a energia elétrica, e que é fundamental para o desenvolvimento mundial . Fávaro também ressaltou que o nosso estado é um exemplo em tecnologia e que tem na agropecuária a força da sua economia, vive um “apagão” por falta de internet. “Compramos equipamentos de última geração, mas ficamos reféns da falta de conectividade para desempenhar de forma plena o seu desenvolvimento", acrescentou.
Na ocasião, foram entregues pelo ministério 400 computadores usados para 40 prefeituras municipais – 10 para cada, informa o Gabinete de Comunicação.