A prefeitura fará processo licitatório, dia 30, visando a aquisição de duas vans equipadas com a estrutura necessária para o deslocamento de cadeirantes como paraplégicos e tetraplégicos em tratamentos de cunho médico, a pedido da secretaria municipal de Saúde e Saneamento. O certame será disputado no formato de pregão eletrônico e serão aplicados R$ 882 mil em recursos próprios.
Segundo avaliado pela pasta, no edital, a atual meta é facilitar o acompanhamento de pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação Renascer (CER), dada à demanda crescente demanda de serviços prestados pela unidade através do Sistema Único de Saúde (SUS). Questões como a inadequação do veículo atual e custos associados a seu reparo também foram levantadas pela secretaria.
Ainda é analisado que a falta de um meio de transporte apropriado pode resultar em atrasos no atendimento médico, comprometendo a recuperação e a qualidade de vida dos pacientes. O desgaste regular pela falta de eficiência do meio de transporte disponível também imputa riscos à segurança e bem-estar dos pacientes.
A entrega dos veículos deve ocorrer no prazo de 120 dias. O centro atua como unidade da atenção especializada, visando o trabalho na reabilitação ambulatorial e domiciliar de pessoas com algum tipo de comorbidade física, tais como fraturas, luxações, patologias respiratórias e ou deficiência física/mental.