domingo, 22/setembro/2024
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Mauro defende em evento com líderes em SP agilidade para construir ferrovia Sinop-Miritituba

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Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governador Mauro Mendes disse, hoje, na 4ª edição do AgroForum, em São Paulo, que Mato Grosso está tendo investimentos recordes por parte do governo estadual em infraestrutura, defendeu o agronegócio e mais obras para potencializar o setor. O Estado tem aplicado mais de 19% da receita em investimentos, em especial na infraestrutura. Entre os investimentos, Mauro citou os 2,5 mil km de asfalto novos já entregues. “A falta de investimento público estava levando a infraestruturas precárias, pontes de madeiras e todas essas grandes dificuldades que chegam na porta de cada produtor e de cada cidadão. Nós conseguimos avançar muito porque terminamos o ano de 2022 investindo 19,2% da receita, algo muito acima do que outros estados e até mesmo o Governo Federal historicamente investe”, relatou.

Ele também citou aos líderes empresariais a concessão da BR-163, que foi assumida pelo governo do Estado em uma solução considerada inédita no país. “Essa foi uma concessão feita lá em 2013, e que colapsou. Conseguimos uma solução inédita construída no TCU e assumimos aquilo que o mercado não foi capaz de resolver, porque não era viável ao mercado. Mas o Estado não visa lucro objetivo, ele visa o lucro social, visa o lucro de toda a cadeia que vai ser beneficiada por essa infraestrutura e nós entramos e conseguimos fazer isso”, relatou.

Para Mauro, é preciso destravar as obras  de Infraestrutura voltadas ao escoamento da produção, em especial para Mato Grosso, que é o maior produtor do país e uma das regiões mais produtoras do planeta – podendo chegar a 100 milhões de toneladas de produção neste ano.

Ele citou como exemplo da Ferrogrão, ferrovia que está prevista para ser construída de Sinop a Mitirituba (PA), pela iniciativa privada com investimentos de R$ 12 bilhões e que agora foi incluída no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), mas que ainda sofre com burocracias administrativas e ambientais. “Nesse país, nós temos dificuldades de fazer aquilo que é absolutamente óbvio. Essa ferrovia tem um grande mito em torno dela, que são problemas ambientais, terras indígenas, quando ela passa muito longe dos povos originários, que moram em um bairro dentro da cidade, e não impacta em nada. Como podem dizer que isso vai afetar uma questão indígena e aí tentarem inviabilizar algo que é altamente competitivo, que é altamente importante para o setor mais importante da economia brasileira?”, questionou.

O governador ainda citou a importância de investir em estratégias para o aumento da produtividade, frente às mudanças climáticas que já são realidade. “Nós temos ainda um espaço muito grande para crescer. Só o estado do Nebraska, nos EUA, usa mais áreas de irrigação do que todo o Brasil. Estamos estudando os potenciais de Mato Grosso na irrigação e podemos aumentar em três vezes a produtividade com o uso dessa tecnica”, declarou, através da assessoria.

Mauro participou do painel “Brasil: A Potência do Agronegócio”, junto com os governadores Ronaldo Caiado (GO) e Tarcísio de Freitas (SP). Acompanharam o governador no evento a primeira-dama Virginia Mendes, a secretária estadual de Comunicação, Laice Souza, e o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos.

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