PUBLICIDADE

Secretária de Meio Ambiente de MT defende no Conama cooperação para combater desmates ilegais

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mayke Toscano/arquivo)

A secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, defendeu, na 139ª Reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), hoje, a cooperação entre o governo federal e os órgãos estaduais e municipais de meio ambiente para alcançar resultados no combate ao desmatamento ilegal. “Reiteramos a absoluta cooperação por parte das secretarias de Estado de Meio Ambiente dos estados e todas as estruturas dos governos estaduais. O resultado só chegará ao cidadão se a gente conseguir atuar em forma de absoluta cooperação. Atuação deve ser integrada com o Ibama, para que possamos dar uma resposta rápida no combate ao desmatamento ilegal, não apenas na Amazônia, mas também no Cerrado”, disse Mauren, que preside a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), representando as 48 entidades estaduais.

Ela acrescentou ainda que a entidade se organiza internamente com coordenações por bioma, câmaras técnicas permanentes de mudança climática, regularização ambiental por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e biodiversidade. Os estados também têm feito o dever de casa quando o assunto é eficiência.  “Para nós, além do combate a ilegalidade, é muito importante a eficiência da atuação dos governos estaduais na agenda ambiental. Todos os estados têm concentrado esforços em melhorar a sua eficiência no licenciamento, na regularização dos imóveis rurais por meio do CAR e também na agenda da conservação dos recursos naturais”, afirmou.

O governo do Estado tem realizado neste ano uma série de operações integradas para intensificar o combate aos crimes ambientais com investimentos de mais de R$ 77 milhões. Inclusive, em maio, foram entregues 110 veículos novos para fortalecer as ações estaduais de combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. O montante investido é 29% maior que o aplicado do ano passado, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE