quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Prefeito diz que chegada de ferrovia até Nova Mutum garantirá desenvolvimento do Médio-Norte

PUBLICIDADE

O prefeito Adriano Pivetta (PDT) disse, no fórum "Ferrovias e a Integração dos Modais”, que a expansão da linha férrea de Rondonópolis até Nova Mutum, garantirá o desenvolvimento de pelo menos 18 municípios que fazem parte da região Médio-Norte. Juntos, produzem mais de 22 milhões de toneladas de grãos. “A chegada da ferrovia até Nova Mutum proporcionará emprego, progresso, baixo custo do transporte da produção. São vários os benefícios que a ferrovia trará para Mutum e região. Esse é o momento. A empresa tem a possibilidade e a vontade de investir na expansão. O importante, como gestor, é não atrapalhar. A nossa região produz em média mais de 22 milhões de toneladas de grãos. Isso é muito expressivo. Esse é o momento de somar as forças para avançar”, avaliou Pivetta.

O presidente da companhia ferroviária e de logística brasileira (Rumo), Júlio Fontana, disse que o investimento previsto para expandir a linha férrea de Rondonópolis até Nova Mutum deve passar dos R$ 7 bilhões para construir mais de 680 quilômetros de trilhos, dependerá de investimentos e melhoramento na estrutura de trilhos, que passam por São Paulo para chegar até o porto de Santos. “Nós precisamos primeiro resolver o problema de São Paulo que tem um gargalo para ser resolvido para que possamos expandir a produção. Isso só será possível com a renovação da malha ferroviária paulista. Já está tudo bem encaminhado. Agora, estamos aguardando o posicionamento do governo federal para que possamos viabilizar isso. A extensão da ferrovia em Mato Grosso só se viabiliza com esses investimentos com a malha paulista para que ela tenha capacidade para absorver essa enorme produção que está acontecendo no Estado”, analisou.

Nova Mutum foi sede do fórum "Ferrovias e a Integração dos Modais”, que ocorreu, ontem, no Sindicato Rural. Participaram dos debates o governador Pedro Taques, o presidente do BNDES, Paulo Castro, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, deputados, diretores da Agência Nacional de Transporte Terrestre, secretários e dirigentes de entidades do setor produtivo.

A previsão é que a companhia transporte até o porto de Santos (SP) cerca de 30 milhões de toneladas de grãos somente do trecho até Rondonópolis. Fontana prevê que o investimento para expansão em Mato Grosso deve passar dos R$ 7 bilhões. "Porém, esse valor poderá mudar dependendo dos estudos técnicos de engenharia”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputado de MT propõe leis para agravar penas de membros de facções criminosas

Projetos de lei do deputado José Medeiros (PL-MT) estabelecem...

Ministro do STF acata pedido e suspende lei que punia invasores de terra em Mato Grosso

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

TCE aprova contas das prefeituras de Juína e Ipiranga do Norte

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso...
PUBLICIDADE