PUBLICIDADE

Ministro diz em Sinop que duplicação da BR-163 reiniciará por “trechos prioritários” e prevê obras no Nortão

PUBLICIDADE

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, afirmou, hoje, em Sinop, durante audiência pública da Câmara dos Deputados, que as obras de duplicação da BR-163 irão recomeçar por trechos considerados “prioritários”, e não mais a partir do Sul, como estavam sendo executadas pela subsidiária da Odebrecht. “Vamos discutir com prefeituras, bancada federal, produtores e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para priorizar os trechos com maior volume de tráfego. Não queremos fazer como foi feito inicialmente, pelo Sul, com o Norte sendo final da obra. A gente quer ter frente de obra também na região de Sinop”.

Segundo Quintella, ainda não há prazo para recomeço das obras de duplicação. De acordo o ministro, a empresa que detém a concessão fez o pedido de reprogramação dos investimentos, com base na Medida Provisória 800, que permite o alongamento em até 14 anos dos investimentos previstos. Caso a solicitação seja aprovada, a expectativa é que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) libere, até janeiro, recursos para conclusão da duplicação ao longo do trecho concessionado. “A expectativa é que até janeiro esta reprogramação esteja aprovada e possa haver troca acionária, liberação do financiamento e retomada das obras”.

Para cumprir com os investimentos programados no contrato, a concessionária pleiteou R$ 2,6 bilhões ao BNDES. No entanto, o recurso não foi liberado. O financiamento seria utilizado para prosseguir com as obras de duplicação. Para Quintella, a “modelagem de concessão” da BR-163 foi ruim. “A paralisação  se deu em decorrência da modelagem de concessão muito mal feita. Previa investimentos de duplicação de toda a rodovia em cinco anos, com recursos subsidiados pelo BNDES. Infelizmente, no início da concessão, aconteceu a Lava-Jato e várias empresas que eram concessionárias se viram envolvidas. Por isso, o banco não liberou 70% dos financiamentos previstos para as obras de infraestrutura”.

Vencedora do leilão de concessão da BR-163, a subsidiária da Odebrecht se comprometeu em investir R$ 6,8 bilhões. Deste total, R$ 3,9 bilhões foram confirmados para os 5 anos iniciais do contrato, ou seja, até novembro de 2018. A concessionária informou que desembolsou mais de R$ 1,7 bilhão desde que assumiu a BR-163, em março de 2014. A cifra equivale a 43% do que foi estabelecido para o 1º quinquênio do contrato, com vigência de 30 anos.

Até agora, a empresa fez a duplicação de 117 quilômetros da BR-163, entre a divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis. O trecho corresponde a 26% da extensão prevista no contrato, já que até novembro do próximo ano 453,6 quilômetros deveriam receber a duplicação. Esse tipo de intervenção incluiria ainda a Rodovia dos Imigrantes (antiga MT 407, federalizada como BR-070 e que atravessa o perímetro urbano de Cuiabá e Várzea Grande) e o trecho entre Posto Gil a Sinop. O custo estimado pelo Ministério dos Transportes na época do leilão para duplicação desses trechos era de R$ 1,263 bilhão.

Ao longo dos 850 quilômetros da BR-163 sob concessão foram instaladas e estão ativas 9 praças de pedágio, a uma distância média de 100 quilômetros cada. Desde 6 de setembro de 2015 o pedágio está sendo cobrado. Até 31 de dezembro de 2016 haviam sido arrecadados mais de R$ 500 milhões. O valor custeia a manutenção, conservação e serviços operacionais na rodovia. Já as obras de duplicação, a concessionária alega que envolvem investimentos vultuosos e a arrecadação com o pedágio é insuficiente.

A concessionária informou que, além dos 117 quilômetros duplicados, recuperou cerca de 700 quilômetros de pavimento, instalou 18 bases operacionais, passarela no município de Sorriso, adquiriu equipamentos para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e repassou mais de R$ 62 milhões em impostos para os 19 municípios com áreas no trecho concessionado. A assessoria ressaltou que, das condicionantes previstas em contrato, apenas as obras de duplicação estão suspensas.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE