O governador Pedro Taques se reuniu hoje, em Beijing, com os diretores da China Communication Construction Company (CCCC), a maior empresa de construção civil da Ásia. O vice-presidente mundial da empresa estatal, Sun Ziyu, disse que o projeto de expansão dos investimentos no Brasil é prioridade e que ainda este ano, fará uma visita oficial a Mato Grosso.
De olho na nova onda de investimento chineses no Brasil, o governador Pedro Taques apresentou as potencialidades do Estado, os números da produção de grãos e atraiu a atenção do grupo. “Temos capacidade de ampliar nossa produção sem aumentar a aérea plantada. Mas a infraestrutura ainda é um grande gargalo para o aumento do crescimento econômico”.
Sun Ziyu afirmou que olha como favoráveis as perspectivas de investimentos em Mato Grosso e enviará um grupo de trabalho a Cuiabá para avaliar as possibilidades de investimentos considerando os projetos prioritários do Estado. “Depois dessa visita o governador abrigou uma nova página para a CCCC e acredito que vamos começar uma parceria. Espero em breve nos encontramos em Mato Grosso”.
A empresa já manifestou que irá participar de leilão de ferrovias e outros projetos no Brasil. A CCCC tem interesse na Fiol – Ferrovia de Integração Oeste Leste, Ferrovia Norte-Sul e Ferrogrão. Além disso, irá investir na construção de um porto em São Luís, projeto já em andamento.
A estatal tem 120 anos de existência, é a terceira maior empresa na área de construção do mundo e está presente em 150 países. No Brasil já está há 30 anos.