PUBLICIDADE

TCE emite parecer contrário à aprovação de contas de governo de Poxoréu

PUBLICIDADE

Aplicação de apenas 13,30% da receita base em ações e serviços de saúde, percentual inferior ao mínimo de 15% exigido por lei, levou o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso a emitir parecer contrário à aprovação das contas anuais de governo da Prefeitura de Poxoréu (260 quilômetros de Cuiabá) referente ao ano de 2016, sob gestão de Jane Maria Sanchez Lopes Rocha.

A conselheira interina Jaqueline Jacobsen Marques foi a relatora dos autos e acolheu o parecer do Ministério Público de Contas, que se posicionou pela reprovação dos balanços.

Ao analisar documentos e informações da contabilidade de Poxoréu referentes ao ano passado, a equipe de auditoria do TCE constatou três apontamentos irregulares, sendo dois de natureza grave e um de natureza gravíssima. A prefeita apresentou sua defesa, acompanhada de documentos, requerendo o afastamento das irregularidades e a consequente emissão de parecer prévio favorável.

No relatório final, a equipe técnica considerou sanadas as duas irregularidades de natureza grave e manteve insanável a irregularidade gravíssima: não aplicação do percentual mínimo da arrecadação líquida em ações de saúde pública.

De acordo com a assessoria do TCE, em seu voto, a conselheira relatora recomendou ainda que a câmara de Poxoréu determine à gestora que adote providências imediatas no sentido de atingir percentual mínimo de 15% na aplicação do produto da arrecadação de impostos conforme estabelecido na constituição federal; que observe os prazos de envio da documentação pertinente às contas anuais de gestão ao TCE e que adote medidas para aperfeiçoar o planejamento e a execução das políticas públicas na área da educação e saúde, visando a uma mudança positiva na situação avaliada pela corte de contas.

O voto da conselheira, recomendando parecer contrário à aprovação das contas anuais de governo de 2016 da Prefeitura de Poxoréu, foi aprovado pela unanimidade dos membros do Pleno do Tribunal de Contas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...
PUBLICIDADE