Técnicos do programa Mais Peixe, da secretaria municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, irão apresentar estratégias de manejo para fomentar a produção de pescado em Sorriso, na próxima sexta-feira, às 15h30 nas dependências da escola profª Matilde Zanata Gomes, no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga).
Voltado para piscicultores, estudantes e demais interessados, a coordenadora do programa, Martinha de Souza Leal, destacou que a palestra abordará práticas a fim de viabilizar o correto manejo de pescado, além de auxiliar na identificação de doenças e tratamentos recomendáveis.
“Nosso intuito é que eles (piscicultores) absorvam o máximo de informações e, mediante isso, tenham mais autonomia para exercer a atividade de forma lucrativa”, afirma Martinha ao ressaltar que o Município possui condições propícias para a atividades. As características do solo e do clima são perfeitas. Quando conciliamos esses fatores a novas tecnologias e ao acompanhamento técnico especializado, a tendência é potencializar ainda mais a produção de pescado. E é exatamente nesse sentido que o programa Mais Peixe vem desenvolvendo suas atividades em Sorriso”, disse.
Além de orientações teóricas, a programação também prevê a visitação técnica em uma propriedade rural da comunidade. “A piscicultura é uma alternativa muito rentável, principalmente para o agricultor familiar por demandar pequenas áreas de terras. E nós, enquanto gestão pública, temos incentivado a atividade com a destinação de maquinário para abertura de tanques e acompanhamento com equipe técnica especializada”, disse o gestor da pasta, Marlon Zanella.