O programa SER Família Mulher será lançado nesta quarta-feira pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, junto com o governador Mauro Mendes. A solenidade também terá a presença da secretária estadual de Assistência Social, Grasi Bugalho, e do secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri.
O SER Família Mulher será concedido por meio de cartão auxílio moradia no valor de R$ 600 mensais, além de acompanhamento familiar pelo período de 12 meses. O auxílio atenderá mulheres vítimas de violência doméstica, com renda per capita de até um terço do salário mínimo vigente, que estejam sob medida protetiva em conformidade com a Lei Federal nº 11.340/2006.
Segundo o governo do Estado, o programa SER Família Mulher é uma ação afirmativa que conta com a parceria de municípios e delegacias de polícia, com a finalidade de concretizar políticas públicas em defesa da mulher em situação de violência doméstica, com relevante articulação em rede para a oferta adequada dos serviços. O programa foi instituído pela Lei Estadual nº 12.013/23.
O lançamento será realizado às 16h, durante o Encontro Estadual “Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres”, realizado pela secreatria estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com início dos cadastros a partir das 13h, no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. No evento serão ministradas palestras em torno do tema violência doméstica.