O empresário Geraldo Francisco de Canindé Lobo, de Formosa, Goiás, impetrou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de afastamento de 45 senadores de seus cargos. Na lista, estão inclusos três mato-grossenses: o senador licenciado e atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi (PP), seu suplente José Aparecido dos Santos, o Cidinho santos (PR) e Wellington Fagundes (PR).
Também constam na lista o presidente do Senado Federal, Eunício de Oliveira (PMDB/CE), os tucanos José Serra (PSDB/SP), Antônio Anastasia (PSDB/MG) e Aécio Neves (PSDB/MG), este que recentemente foi alvo de afastamento determinado pela Supremo Corte, mas acabou sendo defendido por seus pares, que agora obtiveram o direito de opinar sobre a manutenção da medida.
A ação foi protocolada na última segunda-feira (9) e foi distribuída ao ministro Edson Fachin. Conforme busca processual realizada no site do STF, os autos já estão conclusos para decisão do relator desde a sexta-feira (13).
Os motivos que levaram o empresário goiano a pedir os afastamentos dos políticos não são conhecidos, já que a petição não está disponível para consulta no site do STF.