PUBLICIDADE

Vigilância reforça acompanhamento de animais silvestres em monitoramento contra influenza aviária em MT  

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Equipes de vigilância do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, da secretaria estadual de Meio Ambiente, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Organização Não Governamental ambientalista Ecotrópica estão percorrendo pontos de paradas e reprodução de aves silvestres do pantanal, com objetivo de combater a influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) em aves migratórias e residentes, em ninhais da região do Pantanal.

O trabalho irá contemplar os municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Santo Antônio do Leverger. Nesses municípios, a equipe do Indea, responsável pelo trabalho de vigilância ativa, que envolve a detecção precoce da influenza aviária em aves migratórias, tem utilizado drones para visualizar aqueles ninhos localizados em pontos altos de árvores.

“Através das imagens geradas pelo equipamento que sobrevoa os ninhais, nós conseguimos observar o estado das aves e se há mortalidade fora do normal nos ninhais”, explicou a fiscal de Defesa Agropecuária do Indea, Caroline Bourscheid.

Os locais que estão sendo acompanhados são mapeados pela Sema e concentram aves nativas e migratórias, tais como tuiuiú (Jabiru mycteria), colhereiro (Platalea ajaja), o cabeça-seca (Mycteriaamericana) e tabuiaá (Ciconia maguari). Estes dois últimos são migratórios da Argentina, Uruguai e região sul do Brasil.

No total são 43 ninhais, cujo período de povoamento varia conforme a espécie da ave podendo ser de fevereiro a março ou de julho a outubro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seduc contrata banca para organizar concurso público em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação (Seduc) assinou contrato com...

Prefeitura em Mato Grosso suspende concurso com 130 vagas após decisão do TCE

A prefeitura de Ribeirãozinho (538 quilômetros de Cuiabá) decidiu...

Bombeiros resgatam jararaca que estava em estacionamento de mercado em MT

O Corpo de Bombeiros resgatou nesta quarta-feira uma serpente...
PUBLICIDADE