A prefeita Rosana Martinelli (PR) inaugurou, hoje, a nova sede da Escola de Artes professora Viviane Maria Malheiros Dall Berto, na avenida dos Jacarandás, que tem salas para coral, ateliê de costura, pintura, de musicalização infantil, sala de violão, bateria e percussão, teclado, bandas e fanfarra, sala de línguas (com aulas de japonês), auditório e setor administrativo. O imóvel, que antes abrigava o serviço de água do município e a Agência Reguladora, hoje sedia 19 especialidades de cursos de arte e cultura. São, pelo menos, 756 alunos atendidos pelas oficinas culturais podendo, esta oferta, chegar a 1,5 mil.
“A gente fica com o peito cheio de orgulho quando vê, escuta e quando a gente vem aqui e ouve que tem mais de 750 alunos nessa escola. Isso não é para qualquer um. Isso é para Sinop, isso é para a nossa cidade, é motivo de orgulho”, disse.
Ela também inaugurou a nova sede do Centro de Formação Continuada (CEFORME) destinado para a evolução profissional dos servidores municipais que, também abre suas portas, de forma gratuita, para toda a sociedade. Antes, a unidade estava na rua das Primaveras e atendia entre 500 e 600 mensalmente, informa a assessoria da prefeitura. Agora, o atendimento poderá ser ampliado. Somente a sala de computadores acomoda 32 máquinas. Tem também amplo auditório com espaço multimédia para palestras, treinamentos e aulas mais didáticas. Ainda há espaço para oficina de conserto de computadores, oficina de leitura, materiais pedagógicos, entre outros.
Também hoje a prefeitura inaugurou a nova sede da Biblioteca Municipal Professora Regina Helena Bongiovani Moscatto, na rua das Nogueiras (antiga sede da Receita Federal) que abriga acervo de livros superior aos 25 mil exemplares, entre livros didáticos, literários, revistas, livros em braile e mídias de áudio e vídeo. A prefeitura obteve cessão gratuita do imóvel e economizará R$ 9 mil mês de aluguel.
As inaugurações fazem parte do Celebra Sinop comemorando os 43 anos do município. Já foram inauguradas pavimentação asfáltica em 3 bairros, ponte que garante o prolongamento da avenida das Figueiras, mais uma farmácia regional para distribuição de medicamentos, dentre outras obras.