PUBLICIDADE

Comissão da Assembleia analisa teto dos gastos e as ‘pautas-bomba’

PUBLICIDADE

O presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTAP) Mauro Savi (PSB), afirmou que os deputados estão cientes do desgaste político que a Assembleia Legislativa deve enfrentar com os ‘projetos-bomba’ que devem chegar nos próximos dias. A CTAP deve fazer a discussões em torno da adequação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto de Gastos, junto aos Poderes e ao Fórum Sindical.

O projeto ainda não foi encaminhado ao Legislativo porque o Governo tenta uma negociação com o Tesouro Nacional para que sejam ajustados dois pontos da mensagem. O primeiro ponto divergente trata-se dos programas com percentual fixo, como a Educação e Saúde, que podem ter elevação em seu percentual em uma possível elevação de receita, o que aumentariam os repasses para essas áreas e prejudicaria outros pontos da gestão.

“É uma questão polêmica. O teto está sendo bem estudado, inclusive existe alguns setores que precisam ainda conversar. São Poderes distintos que devem ser harmônicos e com seu orçamento próprio, alguns já com cronograma de investimento”.

Outro problema encontrado, de acordo com o secretário, é o Fundo de Apoio ao Judiciário, o Funajuris, criado por lei estadual para manutenção, aquisição de equipamentos, aplicação financeira em Comarcas e preparo técnico-profissional dos serventuários da Justiça. Apesar de ter uma receita exclusiva é considerada uma despesa primária e a Lei Complementar 156/2016, elaborada pelo Governo Federal exige um limitador nesse rendimento.

“A Comissão vai sentar com todos os Poderes, não será nem o céu e nem o inferno, mas nós temos que conversar com todos e chegar ao meio termo. É preciso entender que o momento é ruim, a situação do país e do Estado não é boa, todo mundo tem que ajudar um Deputado diz que comissão tentará ajustar a proposta e buscar meios de mitigar os impactos pouco”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE