O governador Pedro Taques esteve reunido com o senador da República Italiana, Fausto Longo, esta manhã, no Palácio Paiaguás, onde debateram interesses em comum e discutiram o estreitamento de relações entre Mato Grosso e a Itália. No encontro, Taques e Longo falaram de meios para realizar essa aproximação e o governador sugeriu que esse relacionamento tivesse como base inicialmente questões comerciais, educacionais e uma homenagem aos pracinhas que defenderam a Itália na Guerra e moram em Mato Grosso.
“A capacidade produtiva de Mato Grosso encanta a nós, os italianos, e eu quero colocar meu mandato à disposição para ajudar no que for preciso. Pode considerar nosso gabinete uma extensão do seu na Itália para o que for necessário”, disse o senador.
Ambos debateram a importância da educação e falaram da importância de resgatar, por meio da língua, o passado e usá-la como uma porta para o futuro, constituindo intercâmbios culturais com escolas do Estado.
O governador apresentou um vídeo institucional que destaca as potencialidades de Mato Grosso no agronegócio, turismo e extensões territoriais, comparando o Estado, inclusive, com países europeus.
“As relações entre Mato Grosso e a Itália vão se estreitar ainda mais. Faço aqui um pedido para que o senhor seja um embaixador de Mato Grosso na Itália, nos ajudando a prospectar negócios e diálogos com empresários da região”, disse o governador.
Ao final, Taques agradeceu a visita do senador, que é brasileiro, mas representa os italianos da América do Sul, no Palazzo Madama, onde está o Senado Italiano. “Quero dizer que essa visita é motivo de alegria, pois temos certeza que as relações entre Mato Grosso e Itália, nos mais variadores temas, serão cada dia mais concretizadas para o bem dos nossos dois povos”.