O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que o presidente Michel Temer estará, na sexta-feira (11) à tarde, em Lucas do Rio Verde para inaugurar a FS Bioenergia, usina de etanol e coprodutos do milho (como farelos), construída pela Fiagril e o Summit Agricultural Group. O ministro também confirmou que Temer vai lançar a colheita nacional do algodão.
A usina produzirá, anualmente, cerca de 250 milhões de litros de etanol, 6.200 toneladas de óleo de milho, além de exportar 60.000 megawatts de eletricidade. A matéria prima será fornecida por produtores de Lucas, Sorriso, Nova Mutum e demais municípios da região. A produção de etanol será vendida em Mato Grosso e demais Estados, como os da região Norte, via porto de Miritituba (PA).
O grupo fez investimentos de US$ 115 milhões no empreendimento. A tecnologia da usina é americana. A previsão é gerar cerca de 200 empregos diretos. Na construção da estrutura física houve etapas com geração de até mil empregos.
É a primeira vez que o presidente Michel Temer (PMDB) visitará Mato Grosso desde que assumiu a presidência, ano passado. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) esteve em Lucas do Rio Verde em fevereiro de 2014 quando fez lançamento nacional da colheita de soja.