A prefeitura definiu termo de fomento, no valor de R$ 470 mil, com a Associação de Proteção dos Animais de Nova Mutum (Apanm), visando a contratação de clínicas veterinárias na castração cirúrgica de cães e gatos resgatados em situação de abandono ou maus-tratos, para fins de controle reprodutivo. O repasse foi realizado este mês.
Conforme o documento oficial, as medidas devem trazer resultados a curto, médio e longo prazos na redução de zooneses (doenças causadas por patógenos que se originam de animais) pela procriação indiscriminada, bem como a redução de acidentes de trânsito envolvendo a circulação pela cidade.
“A situação dos animais de rua no Brasil está cada vez mais delicada e representa hoje um problema de saúde pública. Cães e gatos sujos, magros e famintos, muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade, reviram o lixo atrás de comida e vivem no relento, gerando a queda gradual da saúde e surgimento de doenças”, avaliou o poder público no edital.
Através da organização, os animais poderão ser encaminhados para às unidades, que contaram com equipe técnica e operacional à disposição. O data de início das atividades não foi especificado no edital.