O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor divulgou, hoje, relatório com balanço dos atendimentos aos consumidores, no 1º semestre deste ano. Foram 4.148 registros de reclamações nas mais diversas áreas, incluídos nos sistemas Pro consumidor e Sindec. No topo do ranking está o setor de “assuntos financeiros” com 1.706 pedidos de providências de consumidores que relataram divergências com instituições financeiras, cobranças indevidas, cartões de crédito, empréstimos, entre outras reclamações relacionadas às agências bancárias.
Na 2ª posição, estão problemas em produtos como eletrodomésticos, veículos, bicicletas, entre outros, que acumularam 887 atendimentos no período. Na 3ª posição estão os serviços privados, com 653 registros, englobando reclamações contra escolas particulares, cursos e faculdades, viagens, transportes, hospedagens, eventos, dentre outras.
A assessoria da prefeitura informa que o 4º maior volume é o setor de serviços essenciais, com 632 reclamações contra empresas de energia, água e esgoto e telefonia, por exemplo. Na 5ª posição, estão os serviços de saúde com 125 reclamações. Em seguida, estão os assuntos relacionados à Habitação, com 132 atendimentos.