Os servidores públicos do Estado de Mato Grosso poderão se inscrever a partir de segunda-feira (10) no Prêmio de Eficiência e Inovação, que irá reconhecer e valorizar as melhores práticas públicas inovadoras implementadas a partir de 2021 no governo. Os interessados poderão fazer a inscrição de forma individual ou em grupos de até cinco integrantes até o dia 31 de agosto, de forma gratuita, no portal do Estado.
A primeira seleção será setorial e deverá ocorrer no órgão ou entidade dos servidores participantes. Na segunda etapa, os projetos serão avaliados por uma comissão definida pela Comissão Organizadora Central. A última fase de avaliação será composta por convidados internos e externos do Governo Estadual e os finalistas deverão apresentar suas práticas, presencialmente, para uma banca julgadora.
O objetivo do prêmio é valorizar os servidores e fomentar soluções inovadoras para garantir o melhor atendimento à população. Serão premiadas as dez melhores práticas em cada uma das três categorias estabelecidas: Transformação Digital, Redução de Custos/Melhoria da Receita, Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destacou que o prêmio é inédito no serviço público estadual e procura incentivar projetos que beneficiem a sociedade. “Pela primeira vez, o Estado de Mato Grosso está estimulando a inovação pública por meio de um prêmio. Nosso objetivo é incentivar e dar o apoio necessário para que os servidores possam inovar de forma sistemática e frequente, com foco em estratégias que tragam benefícios aos mato-grossenses”, explicou o secretário.
Todos os premiados receberão valores de até R$ 200 mil e passagens aéreas nacionais e internacionais, além do selo “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas”. Os vencedores serão divulgados no dia 12 de dezembro.
Para participar do prêmio, cada gestor do órgão ou entidade formalize a adesão prévia dos servidores até o dia 14 de julho. Caso não haja inscritos suficientes nas categorias ou que não atendam os critérios de seleção, o número total de premiados em cada categoria poderá ser inferior a 10.