O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, participou, hoje, na Coreia do Sul, representando o Governo de Mato Grosso, do "Programa de Compartilhamento de Conhecimentos e Experiências do Desenvolvimento da Infraestrutura Coreana para Autoridades de Alto Nível". “Muito importante a iniciativa do Governo da Coreia do Sul em compartilhar com países em desenvolvimento – como é o caso do Brasil -, suas experiências para melhoria da área de infraestrutura”, declarou o secretário na capital coreana, Seul. Durante toda a semana, o secretário participará de diversos fóruns para debater com representantes, de diversos países, as boas práticas que podem alavancar o desenvolvimento do Estado.
Duarte foi convidado pelo governo da Coreia do Sul e também pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que recentemente fechou parceria com o Governo do Estado para liberação de US$ 1 milhão para projetos de melhoria de estradas e aeroportos regionais. A liberação é resultado de intensa articulação do secretário e do governador Pedro Taques junto à instituição norte-americana.
Mato Grosso receberá recursos externos – a fundo perdido -, que serão destinados para dois importantes projetos de cooperação técnica, firmados entre o Governo do Estado e o BID. O Governo de Mato Grosso foi escolhido para liderar estes “projetos pilotos” no Brasil, diante da potencialidade do Estado (maior produtor de grãos do país, mas, ainda, com desafios na área da infraestrutura), e por ter demonstrado interesse em capacitação profissional dos servidores.
“Mato Grosso tem avançado na qualidade das suas estradas com as ações planejadas pela atual gestão, que tem visto a Coreia do Sul como um exemplo. Afinal, até meados do século XX, a Coreia do Sul era um país muito mais pobre que o Brasil e muitos países da África. Mas a trajetória coreana mudou radicalmente nos últimos 50 anos, a partir de grandes investimentos em educação, infraestrutura e inovação. Com a adoção destas estratégicas bem-sucedidas, o país viveu um verdadeiro milagre econômico. Por isso, esta semana promete ser de muita inspiração e conhecimento”, afirmou Duarte, que retorna ao Brasil na próxima segunda-feira (3).
A informação é da assessoria.