O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, professor Evandro Soares da Silva, se reuniu, hoje, com a superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso, Cibele Ribeiro, para tratar do termo de cooperação para ações voltadas à conservação da biodiversidade. “Gerou fruto com a minuta do termo de protocolo de intenção”, “com foco no desenvolvimento de atividades de estudos e monitoramentos das áreas para preservação das espécies, da fauna e flora”, disse o reitor.
O pró-reitor de Pesquisa, Leandro Dênis Battirola, também ressaltou a importância da parceria com o órgão, para além da necessidade de conformidade para desenvolvimento de pesquisas que envolvam a temática. “Além de nossa atuação com animais de grande porte, estamos desenvolvendo um projeto, em parceria com o docente do Instituto de Biociências da UFMT para criação de centro de identificação de insetos com objetivo de monitorar as pragas agrícolas, mas também conhecer novos insetos que possam a vir se tornar pragas num futuro próximo”, destacou, complementando a participação de outros órgãos públicos.
A superintendente do Ibama em Mato Grosso, Cibele Ribeiro, disse que “a proposta agora é aprovar a minuta do termo de cooperação, para que todos os recursos de conversão de multas do Ibama possam ser encaminhados para a UFMT, para contribuir com a manutenção, aquisição de alimentos, insumos, medicamentos, e tudo que possa auxiliar na conservação da biodiversidade”, ressaltou. Ela também apontou a abertura de espaços para pesquisa, como o Projeto Quelônios da Amazônia, com foco nas atividades de extensão da UFMT, principalmente na região do Araguaia, e outros projeto que envolvam, como exemplo os Hospitais Veterinários, como em Sinop. Não foram detalhadas as ações que devem ser desenvolvidas no câmpus em Sinop.