A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos, deflagrou esta manhã, a 2ª fase da operação Kuron, para cumprimento de nove mandados de prisões (quatro preventivas e cinco temporárias) e 10 de buscas e apreensões a uma organização criminosa voltada para furtos de caminhonetes, principalmente nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Esta fase foi desencadeada após desdobramentos das investigações, sendo identificadas pessoas responsáveis por dar suporte financeiro ao grupo responsável pelos furtos.
A primeira fase da operação foi deflagrada em fevereiro, ocasião em que foram cinco mandados de prisões, desarticulando o grupo criminoso especializado em furtos de camionete, em especial modelo Toyota Hilux. Os trabalhos investigativos apontaram que os suspeitos se especializaram em uma modalidade específica de furto, em que os veículos são subtraídos quando estão parados na rua. Durante o furto, os criminosos conseguem abrir e ligar a camionete, saindo normalmente com o veículo tomando rumo ignorado.
Durante as investigações, foi possível identificar outra célula da organização criminosa com atuação nos mesmos crimes, já investigados na primeira fase.
Entre os alvos, foram identificados padrasto e enteada como os responsáveis por alugar imóveis nas proximidades dos locais onde eram realizados os furtos, para “esfriar”, guardando o veículo por dois ou três dias os veículos, para que tivessem suas placas de identificação trocadas, em seguida. Após esse processo, a maioria das caminhonetes tinha como destino à Bolívia.
A suspeita utilizava uma identidade falsa para alugar os imóveis, se passando por outra pessoa, sendo os pagamentos dos aluguéis destes imóveis realizados por meio da conta bancária de seu padrasto. Pelo menos dois imóveis foram alugados pela organização criminosa, para este fim.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.