PUBLICIDADE

Ministério Público e prefeitura assinam termo para proteger rio em Mato Grosso de lixo deixado por banhistas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Ministério Público do Estado e a prefeitura de Juína (500 quilômetros de Sinop) assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com várias medidas a serem adotadas pela administração municipal para assegurar a correta disposição de resíduos sólidos no Distrito de Fontanilhas, localizado às margens do rio Juruena. Segundo a Promotoria, turistas da região costumam se dirigir ao distrito nos finais de semana e acabam não recolhendo o lixo produzido.

Uma vistoria realizada no local por órgão ambiental constatou a existência de dano ambiental em uma área de 1,5 quilômetros de perímetro de Área de Preservação Permanente (APP) utilizada pelos banhistas. O espaço está localizado às margens da terra indígena Rikbaktsa.

No TAC firmado com o Ministério Público, o município de Juína compromete-se a concluir um plano de ação acerca da disposição dos resíduos sólidos no distrito, reforçando as equipes de coleta dos resíduos após atividades festivas e promovendo a educação ambiental.

Além disso, deverá notificar os proprietários das casas de veraneio a realizarem licenciamento ambiental dos tablados e píers flutuantes e promoverem a instalação de fossas sépticas e lixeiras em pontos da propriedade. Os responsáveis pelo hotel instalado no local também serão notificados a disponibilizar lixeiras na beira do rio e placas orientativas em todos os quiosques no prazo de 30 dias.

O município deverá ainda realizar ações de monitoramento durante os finais de semana de maior movimento e de festas para sensibilização dos banhistas no período de seis meses. Também consta no TAC a necessidade de regularização com licenciamento de rampa para embarque e desembarque na área principal, bem como a implantação de degraus redutores de velocidade de águas nas trilhas a fim de minimizar a erosão.

O Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o município de Juína e a 1ª Promotoria de Justiça Cível da cidade já foi homologado pelo Conselho Superior do Ministério Público.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros de Lucas do Rio Verde capturam gamba que “invadiu” residência

O gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) adentrou um imóvel, está manhã,...

Carro capota ao colidir com outro na BR-163 em Sinop

O acidente envolvendo um Fiat Pálio e Cronos, ambos...

Morre ex comandante-geral adjunto da PM no Mato Grosso

O coronel da reserva remunerada na Polícia Militar, Delwison...

Procon em Mato Grosso realiza mutirão orientativo sobre direitos do consumidor

A secretaria adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos...
PUBLICIDADE