A secretaria estadual de Segurança Pública e o Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa debateram, ontem, a criação de uma rede de atendimento e proteção aos direitos da pessoa idosa. O Sistema de Garantia de Direitos da Pessoa Idosa e Efetivação dos Direitos Sociais pretende organizar instituições do Estado para implementar uma articulação de proteção e defesa da maior idade.
O objetivo, segundo a secretaria, é criar uma central de atendimento funcional, a partir do Conselho Estadual, tendo a secretaria estadual como base de apoio, principalmente em relação à normatização, ou seja, padronização das denúncias e conduta dos agentes de segurança pública na recepção dos casos.
“Ao construir essa articulação, é possível que o Estado compreenda as necessidades das pessoas idosas e crie objetivos para fazer valer os seus direitos. A Rede, conhecendo os encaminhamentos e dados das demandas, pode garantir eficiência em processos, estabelecer fluxos para os atendimentos e encaminhamentos, e desenvolver políticas públicas efetivas para essas pessoas com base nos registros de atendimentos”, detalhou a secretaria, através da assessoria.