A prefeitura fará, dia 7, com moradores, dirigentes de entidades e lideranças, consulta pública para apresentar resultados dos Estudos Técnicos elaborados como instrumento norteador para a criação da Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, na categoria de Parque Natural Municipal, tendo como área foco constituída pelos Lagos 4, 5 e 6, na área central. Serão apresentados os principais resultados dos estudos técnicos, esclarecidas dúvidas e apresentados os próximos passos referentes à criação da Unidade de Conservação. A audiência também servirá para coletar informações complementares aos estudos.
Uma empresa também ouviu os moradores sobre a instauração da Unidade de Conservação, que inclui três dos nove lagos – o de número 4 (próximo ao Clube do Idoso), 5 (Lago do Semeador) e 6 (próximo ao Ginásio Lauro Immich). A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Marcia Coelho, explica que a criação da unidade é importante porque contribui diretamente para a manutenção do patrimônio natural, incentivando às pesquisas e a preservação das espécies. “Após estudos técnicos e consulta pública que permitam identificar a dimensão e os limites mais adequados para a unidade, queremos avançar com as tratativas legais, após discutirmos os apontamentos da comunidade local”, destacou.
A prefeitura e a equipe da secretaria consideram esses locais como espaços multifuncionais que, além de lazer, são propícios para o desenvolvimento de ações de educação ambiental.