A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, sancionou a lei 4198, de autoria do vereador Ícaro Reveles (PSB), criando o Conselho Municipal de Esporte e Lazer, que tem caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador das políticas de esporte e lazer para cidade de Várzea Grande. Terá 9 membros titulares e respectivos suplentes, sendo cinco da área governamental, três representantes de associações, federações e entidades desportivas e um representante de entidades municipais que desenvolvem atividades desportivas de pessoas portadores de necessidades especiais ou pessoas com deficiência.
“O esporte é uma das maneiras mais promissoras das pessoas fazerem carreira profissional e de interagirem na busca de uma vida mais saudável”, disse a prefeita e reafirmou a disposição de sua gestão em continuar investindo em obras que assegurem espaço para a pratica esportiva e para que a população possa se reunir.
“A intenção da lei é dar instrumentos para fomentar a pratica esportiva e até mesmo descobrir novos valores, abrindo perspectivas e principalmente possibilitando que o esporte seja indutor de uma boa qualidade de vida para todas as pessoas”, disse o vereador Ícaro Reveles, apontando o Conselho Municipal de Esporte e Lazer não oferece nenhuma remuneração aos seus membros.
Lucimar sinalizou que diversas obras municipais no setor esportivo estão em execução neste momento, citando a Reforma Total do Ginásio de Esportes Júlio Domingos de Campos, o Fiotão, uma obra de quase R$ 6 milhões de recursos municipais e estaduais, diversas quadras poliesportivas nas unidades escolares para garantir aos alunos a pratica da educação física e a comunidade o entorno um espaço para atividades entre outras.
“Ainda pretendemos reformar o Estádio Dito Souza no Grande Cristo Rei e também estamos lançando dentro da programação do Jubileu dos 150 Anos de Fundação de Várzea Grande, as obras do Centro de Iniciação Esportiva, que funcionará como uma atividade extracurricular para alunos da Rede Pública Municipal e como medida de integração das diversas comunidades existentes”, disse a prefeita ao sancionar a referida
Os conselheiros terão mandato de dois anos, permitida uma única recondução, e mesmo não tendo suas atividades remuneradas, mas compensadas pelo exercício relevante serviço prestado ao município, com caráter prioritário, em consequência, justificadas as ausências a qualquer outro serviço desde que motivadas pelas atividades deste Conselho.
“É claro e óbvio que demais apenas um passo significativo para que o esporte seja reconhecido como político pública de interação social, de descoberta de novos valores, mas principalmente como política indutora da boa relação pessoal e de pratica saudáveis”, ponderou o vereador Ícaro Reveles.
A prefeita Lucimar sinalizou ainda que estudos da Organização Mundial da Saúde – OMS, órgão da ONU – Organização das Nações Unidas apontam que as praticas esportivas reduzem drasticamente doenças que tem um alto custo para a saúde pública.
“O sedentarismo é o quarto maior fator de mortalidade no mundo, sendo que 6% das mortes lhe são atribuídas. Quem pratica exercício tem menores chances de desenvolver doenças, sendo que qualquer tipo de atividade tem valor e melhora o desempenho do corpo humano”, disse a prefeita sinalizando que não existe impedimento para a pratica esportiva, nem mesmo a idade, que necessita de acompanhamento médico especializado.
A prefeita defendeu ainda que outros espaços como os Parques Públicos aonde a Prefeitura de Várzea Grande já desenvolve programas de acompanhamento de populares nas práticas de exercícios saudáveis também possa ser ampliado e melhorado, informou a assessoria.