A prefeita Rosana Martinelli anunciou, há pouco, em entrevista coletiva, que uma comissão que será formada pelo procurador jurídico do município, Marcel Natari Vieira, controlador interno Rodrigo de Souza Martinelli, o engenheiro civil Ronaldo José da Silva, o diretor do Procon Cristiano Peixoto, um representante das instituições organizadas de Sinop, que ainda será definido, vai requisitar os balancetes, livro diário, livro razão, demonstrativo de resultados, certificação dos hidrômetros e analisará os investimentos realizados pela concessionária desde que recebeu, da prefeitura, a concessão para os serviços de água e esgoto no município. “Será fiscalizado desde o início da concessão até agora”, afirmou a prefeita. Os primeiros resultados serão apresentados em 60 dias. Ainda não tem prazo para finalizar essa investigação.
De acordo com Rosana, “desde janeiro a prefeitura está tomando atitudes relevantes ao serviço da Águas. Primeiramente, nós notificamos a empresa referente aos serviços prestados. Posteriormente, suspendemos a cobrança da taxa de esgoto e agora que concluiu os 90 dias da nossa administração, abrimos a comissão, para investigar com transparência e seriedade a prestação desse serviço”. Rosana também expôs que, durante a campanha, firmou compromisso com a população de inspecionar as atividades da empresa devido as sucessivas reclamações com aumentos nas tarifas de águas.
A prefeita disse ainda que essa é uma investigação independente da que será feita pela câmara municipal. “Respeitamos a comissão ou CPI, que será realizada pelos vereadores, mas estamos seguindo um planejamento administrativo da prefeitura. Caso sejam encontradas irregularidades, vamos tomar as medidas previstas em contrato”, finalizou Rosana.
A concessão do serviço de água e esgoto foi repassada para a empresa, na gestão anterior. A cobrança da tarifa de esgoto ainda não começou.
Outro lado
Em nota ao Só Notícias, a empresa informa que "que se mantém à disposição do Poder Concedente para prestar quaisquer esclarecimentos e apresentar informações sobre as ações executadas desde o início da concessão, em novembro de 2014. Para mais informações e esclarecimentos, a Águas de Sinop fica à disposição de todos na Central de Atendimento ao Usuário, localizada na Rua das Nogueiras, nº 800, no centro da cidade".
(Atualizada às 12:03h)