PUBLICIDADE

Quase 500 mil eleitores de Cuiabá e Várzea Grande ainda não fizeram cadastro biométrico

PUBLICIDADE

Dos 393.376 eleitores de Cuiabá que precisam passar pela revisão do eleitorado, apenas 41.950 procuraram a Justiça Eleitoral e fizeram o cadastro biométrico, o que corresponde a apenas 10,66% do total. Em Várzea Grande, dos 169.641 eleitores convocados para a revisão, apenas 22.817 compareceram, o que representa apenas 13,45% do eleitorado.

Somando os eleitores que ainda precisam passar pela revisão do eleitorado nos dois municípios, são 498.250 pessoas para atender até o final deste ano (estes números não computam os jovens eleitores, que já se alistaram entre 2016 e 2017 e os que ainda vão se alistar).

A demanda, portanto, é gigantesca. Mas o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso está se preparando para atender a todos com comodidade e conforto. Nas últimas semanas, o TRE-MT ampliou o número de atendentes da Ouvidoria Eleitoral, que faz os agendamentos por telefone, e também a capacidade de atendimento na Casa da Democracia em Cuiabá, e nos cartórios eleitorais de Várzea Grande.

Contudo, apesar de todos os esforços da Justiça Eleitoral, o comportamento de alguns eleitores tem dificultado a organização dos trabalhos. "Nossos atendentes foram treinados para cadastrar os dados biométricos de um eleitor a cada 15 minutos. É lógico que há casos em que o eleitor tem as digitais fracas e isso acaba por demorar um pouco mais. Mas a regra é atender um eleitor a cada 15 minutos. Contudo, se o eleitor chega atrasado, ainda que sejam apenas 10 minutos, isso acaba por retardar o atendimento dos que já estão agendados para os horários seguintes", explicou o diretor geral do TRE-MT, Valmir Milomen.

Ele explicou que o eleitor deve chegar com 10 minutos de antecedência, se apresentar para a triagem e aguardar a sua vez. Se todos se comportarem dessa forma, todos serão atendidos no horário agendado.

Outro comportamento que impede a organização dos trabalhos é o do eleitor que agenda, mas não comparece. "Estamos estudando alguma forma de bloquear no sistema o eleitor que agenda por três vezes e não comparece. Esse procedimento já é realizado em vários órgãos públicos".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE