O governo do Estado, através da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso S.A, Desenvolve MT e a prefeitura de Várzea Grande iniciam, hoje, uma série de parcerias ao fomento da economia da segunda maior cidade mato-grossense. As primeiras categorias beneficiadas foram as dos taxistas e dos proprietários de vans, utilizadas no transporte escolar. Ambas terão condições de financiamentos com prazos e taxas de juros especiais.
Também haverá fomento à agricultura familiar e na regularização fundiária, para emissão das escrituras das habitações. “Esse é apenas o início desse trabalho em conjunto que pensa em uma Várzea Grande do futuro”, pontuou a prefeita Lucimar Sacre de Campos. Em seu gabinete, foi assinado o primeiro termo de cooperação técnica que vai oferecer linhas de financiamentos que possibilitam a renovação das frotas, por meio da aquisição de veículos zero quilômetro.
O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, se antecipou à reivindicação do sindicato dos taxistas, em relação ao Ube e concorda que da forma como o transporte de passageiros está sendo realizado ele representa uma concorrência desleal, mas destacou que o Congresso Nacional está para votar uma Lei Federal que será o Marco Regulatório para a operacionalização desse tipo de prestação de serviço e que com certeza haverá um tratamento com justiça isonômica.
“Por isso, aqui em Várzea Grande, nos antecipamos em um esforço junto ao governo do Estado em trazer este benefício de financiamento à compra de carros e vans com taxas de juros inéditas no mercado. Hoje esse convênio que o Município oferta em parceria com o Estado apresenta taxa de juros de 0,84%, no mercado, não há taxa menor que 0,99% e as concessionárias exigem uma série de coisas para se ter acesso a esse nível de taxa”.
Ainda como reforçou o secretário de Assuntos Estratégicos, o Uber é uma mudança de comportamento na forma de ofertar o serviço de transporte particular de passageiros “que se globalizou e não se tem como impedir de que ele seja ofertado em Várzea Grande, cabe ao Município regulamentar e buscar a concorrência mais justa possível, para tanto, já está em fase final a o Projeto de Lei da Mensagem do Executivo que regulamenta o Uber”.
O diretor-presidente da Desenvolve MT, Mario Milton Ferreira Mendes, explica que as taxas e as condições de financiamento são bastante atrativas. Oitenta por cento do veículo ou da van pode ser financiado. No caso dos táxis, o pagamento pode ser feito em até 48 parcelas e das vans, em até 60 vezes. “As taxas de juros vão de 0,84% a 1,17%, mas podem ser reduzidas com o bônus de adimplência, àqueles que pagarem em dia suas parcelas”. Ainda conforme o diretor-presidente, os recursos estão disponíveis.
O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado lembra que para o convênio com Várzea Grande houve alterações. “Antes o financiamento tinha um teto de até R$ 25 mil, agora estamos financiando até 80% do valor do veículo”.
Conforme o Sindicato dos Taxistas de Várzea Grande existe em atuação no Município 184 permissionários, habilitados à concessão do benefício. O presidente da entidade, Divino Mendes, explica que a maior vantagem do acordo firmado junto ao Município é a taxa de juros em relação ao adotado no mercado, “são muito mais acessíveis”. Ele conta que essa deverá ser uma modalidade de financiamento muito procurada pela categoria que costuma a renovar a frota de dois a três anos.
O presidente da Cooperporto, José Luiz Cavalcante, reconheceu que o convênio traz benefícios, tanto ao profissional, como aos passageiros. “Benefícios como esses fortalecem a categoria e melhoram a prestação de serviços aos usuários”. A Cooperporto reúne os taxistas que operam exclusivamente a partir do Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, destaca que acima de tudo, o convênio prevê a melhor prestação de serviços à população. “É uma forma de o Poder Público, por meio de políticas de fomento, contribuir para dinamizar a categoria, tanto dos taxistas como das vans, tornando-os cada vez mais competitivos no mercado”.
A presidente do Sindicato do Transporte Escolar de Várzea Grande, Marlene Maffini, conta que essa é a primeira vez que a categoria tem acesso a esse tipo de financiamento, intermediado pela prefeitura. “A partir de agora teremos a oportunidade de fazer grandes investimentos e iniciar o ano de 2018 com pelo menos 25 vans zero quilômetro, que nos últimos anos tiveram suas trocas adiadas”. Como acrescenta, cada van tem preço médio de R$ 105 mil a R$ 130 mil. O sindicato reúne 60 vans escolares.
“Este termo de cooperação é fruto de um entendimento construído desde o ano passado pelo secretário de Fazenda de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, por determinação do governador Pedro Taques, e que está se tornando realidade e vai permitir que àqueles que prestam serviço de transporte de passageiros, seja através de táxis ou de vans regulamentados junto a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, acessem recursos importantes para aquisição de novos veículos”, disse a prefeita de Várzea Grande, que ofereceu ainda um espaço na Administração Regional do Cristo Rei para a Desenvolve MT abrir uma sede regional.
A informação é da assessoria.