O mutirão de consultas ginecológicas, realizadas no Ambulatório Multiprofissional Especialidades Ari Jaeger, foi sábado e todas as pacientes passaram por avaliação pré-operatória, que estão com cirurgias ginecológicas encaminhadas. Os pedidos foram feitos pelas pacientes de janeiro a maio.
Das 40 pacientes agendadas, sete faltaram à consulta, o que representa 17,5%. “Entramos em contato com todas as pacientes informando a data e horário, tivemos a confirmação e, infelizmente, as faltas no sábado”, disse coordenadora da Central de Regulação, Jéssica Toniazzo Lemos
Quando uma paciente falta, todo seu tratamento fica comprometido e quando ela falta e não comunica, além de comprometer seu tratamento automaticamente prejudica outra pessoa que poderia receber esse atendimento. Essas pacientes perdem a data da cirurgia e voltam para o fim da fila e ficam esperando novo chamado.
No dia 6 de junho, a Secretaria de Saúde e Saneamento lançou a campanha “Não falte. Sua falta faz falta” que busca conscientizar os usuários do sistema municipal de saúde em relação ao registro de faltas em consultas agendadas. Somente em maio, 860 pacientes faltaram às consultas agendadas com profissionais do ambulatório. Todos os faltantes haviam sido previamente comunicados e confirmaram a presença na consulta, informa a assessoria.