A prefeita Rosana Martinelli (PR) reuniu-se, sábado, em Sinop, com a deputada estadual Janaina Riva (PMDB) e discutiram a criação da Frente Parlamentar Pró Região Norte na Assembleia Legislativa. Dos 24 deputados, 10 tem base eleitoral no Nortão. Rosana avalia que a frente resultaria na discussão em bloco bem como na articulação política para melhorar setores da saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico. “Juntos, somamos forças e conseguimos atingir o objetivo. Defendemos que os principais assuntos sejam discutidos de forma conjunta para o desenvolvimento do Nortão. Com a Frente Parlamentar, o bloco do Nortão, que representa mais de 40% da Assembleia Legislativa, pode atuar nesses principais assuntos para fortalecer a região como um todo”, afirmou Rosana.
Rosana citou que com a Frente Parlamentar, após a retomada da duplicação da BR-163, por exemplo, os parlamentares e os prefeitos possam lutar para que ocorram acordo com o projeto inicial, que era do Camping Clube para o sul do Estado. Também lembrou do projeto Investe Norte MT, onde está sendo discutida a criação de uma agência em Sinop para o desenvolvimento com a atração de novas empresas e o fortalecimento das que já estão no município, agregando as cidades vizinhas.
Janaina Riva, idealizadora da Frente Parlamentar Pró Região Norte, expôs que, a atuação cojunta de "10 parlamentares com representatividade na região, principalmente do Nortão que tem sido expoente na produção, é extremamente relevante, pois vamos juntos lutar pela saúde e infraestrutura da região que nós saímos”, disse a deputada. Ela pretende convocar uma audiência pública em Sinop onde todos deputados da região e os municípios vizinhos serão chamados para elencar as prioridades do bloco. “A intenção é de fazer um levantamento da situação da educação, saúde, segurança, infraestrutura e trabalhar dentro do orçamento para que os recursos sejam aplicados de forma correta. O objetivo é fazer com que os dez deputados atendam as necessidades da região como um todo. Sinop é a capital do Norte, a nossa ideia é fazer daqui um polo de atendimento, referência para os municípios para descentralizar o atendimento. é a união dos representantes da região”, argumentou a peemedebista.
No sábado, Janaína também se reuniu com o presidente da câmara, Ademir Bortoli e seis vereadores.