O prefeito de Colíder e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Noboru Tomiyoshi (PSD) confirmou, em entrevista ao Só Notícias, que o levantamento financeiro e da estrutura para assumir o gerenciamento da unidade hospitalar foi concluído e deve ser entregue para a secretaria de Estado de Saúde, nos próximo dias. De acordo com o gestor, um dos principais pontos identificados no relatório é voltar com os atendimentos imediatos no setor de obstetrícia, pediatria e receber os repasses de pelo menos R$ 15 milhões do Governo do Estado para liquidar uma dívidas com funcionário e fornecedores.
“A dificuldade maior que identificamos é que o governo ainda não repassou os recursos para liquidar as dívidas. De imediato, queremos reestabelecer o serviços de partos no município. É prioridade ter os serviços de obstetrícia e pediatria. Nós queremos que o governo coloque as contas em dias. É uma das principais cláusulas. É uma engrenagem que precisa ser movimentada. Existe diversos desafios, mas estamos prontos para assumir a gerência da unidade. A melhor forma de resolver os problemas e encará-los de frente é isso que nós pretendemos fazer”, disse Noboru.
Segundo o presidente, com administração do consórcio facilitará a administração dos recursos, pagamento de servidores e fornecedores. “Temos certeza que a melhor forma de gerenciar o hospital é através do consócio. O gestor poderá se impor em certas situações. Com isso, existe uma possibilidade maior de realizar as benfeitorias na unidade. As decisões são mais rápidas quando é executada pelo consórcio. Tem o poder de cobrar responsabilidade dos médicos e do governo do Estado em liquidar essas contas. O médico tem obrigação de atender, mas tem que receber em dia”.
Noboru apontou ainda que haverá necessidade de humanizar os atendimentos. “A humanização é uma consequência natural do serviço público prestado. Nenhum servidor vai trabalhar satisfeito com salários atrasados. Tem que envolver esses servidores com a administração mas, por outro lado, é necessário cumprir com os acordo trabalhistas. Vamos aproveitar o máximo de pessoas que estão lá para compor nossa equipe de trabalho. Essa humanização será um consequência com sistema respeitoso que a direção tem que ter com cada um dos servidores”.
Conforme Só Notícias já informou, o acordo para assumir o hospital ocorreu após uma reunião entre representantes do governo do Estado e da entidade em Colíder, em janeiro passado. O consórcio é formado pelos prefeitos de Nova Canaã do Norte, Itaúba, Nova Santa Helena, Nova Guarita, Novo Mundo, Marcelândia e Colíder.