PUBLICIDADE

Presidente da AMM diz que municípios de Mato Grosso também ganham com projeto de repatriação de recursos

PUBLICIDADE

A Associação Mato-grossense dos Municípios -AMM- considera muito importante a aprovação no Senado Federal do projeto que reabre prazo para legalização de ativos remetidos ao exterior sem a devida declaração à Receita Federal. Os municípios e as entidades se mobilizaram para que a partilha do montante arrecadado fosse expressa na redação do projeto que consta como será a divisão de recursos arrecadados com as multas e os impostos entre a União, os estados e os municípios. Do montante arrecadado com a multa, 46% serão repassados aos estados e municípios por meio dos fundos de participação (FPE e FPM) 3% serão destinados aos fundos constitucionais e 51% ficarão com a União. A expectativa de arrecadação para este ano é de cerca de R$ 40 bilhões. Agora, o texto do projeto será remetido ao Planalto para sanção presidencial. O prazo estabelecido para a repatriação será de 120 dias, contados após 30 dias da publicação da futura lei.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, considera que “a repatriação é uma fonte muito importante de recursos para as prefeituras, que contam com essa receita para amenizar o desequilíbrio financeiro e garantir um reforço nas contas públicas”, assinalou.

A intenção de realizar uma repatriação de recursos surgiu sob a justificativa de ser uma forma de ajuste fiscal e receita para equilibrar as contas públicas. O projeto aprovado no Senado corresponde a uma segunda rodada da repatriação. Os senadores analisaram as mudanças feitas pelo Substitutivo da Câmara dos Deputados 1/2017 no texto proveniente do Projeto de Lei do Senado.

De acordo com a nova versão do texto, o prazo para a repatriação passou de 38 para 120 dias, que serão contados a partir da data de regulamentação do tema pela Receita Federal. O patrimônio a ser declarado será aquele em posse do declarante em 30 de junho de 2016.

Entre novembro e dezembro de 2016 foram arrecadados R$ 46 bilhões de recursos da repatriação, repassados a estados e municípios brasileiros pela Secretaria do Tesouro Nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE