As obras da Escola Técnica Estadual (ETE) de Matupá devem ser finalizadas até o início do segundo semestre. O prefeito Bruno Mena informou, ao Só Notícias, que previsão é que da unidade ser entregue até setembro para proporcionar também que a Unemat inicie as aulas dos novos cursos tecnólogos de nível superior de logística e mecânica de precisão. O valor total da obra ultrapassa R$ 3,9 milhões, destes, R$ 500 mil sendo de recursos próprios da prefeitura.
Iniciada em 2010 e retomada no ano passado, após diversas interrupções dos repasses de recursos, a obra tem capacidade para atender 1,5 mil alunos presencialmente nos três turnos, e conta com 5.537,39 metros quadrados de área construída, 12 salas de aula, 11 laboratórios, salas administrativas, um laboratório especial com 504m2, auditório com capacidade para 148 pessoas, ginásio poliesportivo coberto, biblioteca e centro de convivência com refeitório.
“Temos como objetivo reafirmar Matupá como polo do desenvolvimento do agronegócio e estes cursos são importantes pra isso, porque nós vamos capacitar toda a região para ficarmos prontos tanto na parte mecânica, quanto de logística, além de outros cursos que estamos preparando junto ao Senai”, afirmou o prefeito.
“Estes dois cursos de nível superior, vamos capacitar toda a região e, inclusive, pessoas que outros estados estão procurando estes cursos, que são gratuitos, para realizar o vestibular e até mesmo morar no município, uma vez que são cursos de alta procura e eficiência, além das questões salariais. Irão vir professores do Estado de São Paulo para ministrar os cursos na parte prática no município. Este é nosso objetivo capacitar a região, para o desenvolvimento futuro do agronegócio. “
As inscrições nos cursos de logística e mecânica de precisão da Unemat Matupá terminam hoje.