De janeiro a abril, houve 161 acidentes de trânsito com feridos e vítimas fatais no perímetro urbano. Os números já superam os contabilizados em todo o ano passado, com um aumento de quase 2% em ocorrências com veículos de pequeno e médio porte.
As informações são do Corpo de Bombeiros e também foram mencionadas durante a campanha de conscientização no trânsito “maio amarelo”. As equipes atenderam 25 acidentes de carro, 108 com motocicletas, 20 casos relacionados a ciclistas, 4 com pedestres e outros 4 envolvendo ônibus e caminhões.
O diretor do departamento de Segurança e Trânsito da prefeitura (que integra a secretaria municipal de Administração), Luiz Carlos Gonçalves, detalhou ao Só Notícias, que desde o início do mês passado, 8 instituições escolares municipais e estaduais já foram contempladas com palestras voltadas à orientação no trânsito e entrega de materiais de apoio (leitura).
Uma equipe de oito profissionais, formada por policiais militares, bombeiros e servidores do departamento “estiveram na Escola Municipal de Educação Básica 15 de julho, Escola Estadual Aparecida Ribeiro, Centro Municipal de Educação Básica Integral Caminhos do Saber e mais. Ainda estão na programação a visita ao centro de educação Cecília Meireles e outras que serão definidas”, informou.
Também foram visitadas sete empresas concentradas na região central e outros bairros. Os profissionais repassaram indicações básicas como manutenções regulares em veículos, atenção às diferentes sinalizações de trânsito, distância segura entre veículos e uso se setas, ultrapassagem regular e irregular, dirigibilidade durante climas de chuva ou baixa visibilidade, uso da faixa de pedestres e mais.